terça-feira, 24 de maio de 2011

Jean De Léry por Isabelle Oliveira

                                 
Relatou animais, plantas, singularidades antes não descritas. Escreveu seus relatos sobre sua viagem de dois anos ao Brasil, dezoito anos após sua estadia, em seus relatos foi de certa forma influenciado por suas ideias teológicas e até calvinistas, dentre os autores ''do descobrimento '', Léry era o mais culto, não escondendo seu inicial medo por parte do '' selvagens''. Em seus relatos:

-Destacou parte relativa aos índios, amenizando, tentando explicar ''o por que '' daquilo em todo costume tido como selvagem por parte do europeu , fazendo uso de comparações da cultura indígena com a europeia , mostrando quem nem sempre os selvagens primitivos eram os índios ; Utilizava-se muitas vezes de citações irônicas e críticas a  certo costumes europeus .

- Descreve com fascínio técnicas utilizadas pelo índio, como por exemplo o modo como eles teciam o fio de algodão; os leitos ''suspensos ao ar'', redes , sugerindo sua aplicação em tempos de guerra, o que seria bem engenhosa e de extrema utilidade se utilizado por parte dos europeus .

- Um relato bem interessante , é o trecho no qual Léry relata ,a gradual mudança de comportamento dos índios pós contato com os europeus que passaram a dar extremo valor a foices machados e facas( foram aculturados) , caracterizando ainda a lealdade dos '' selvagens '' com os amigos o que mesmo após o contato com os civilizados permaneceu intacto , concluindo Jean afirma que   os velhos que no passado não tiveram machados e outros instrumentos ''deslumbrantes''  não só tratavam muito bem os franceses e outros extrangeiros mas também influenciavam os mais novos a fazer o mesmo!!

Finalizando pode-se obter dos textos de Jean de Léry , uma descrição singular do Brasil na época do descobrimento , tendo-se acesso a relatos de experiências aqui vividas pelo autor além de sua crítica trabalhada e fundamentada opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário